Assine nosso feed:

Chat TrailerVip

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ataques Cibernéticos


Olá Pessoal!

O assunto do momento são os ataques virtuais, pessoalmente tenho compactuado da idéia que um dos fronts de uma possível guerra é o ciberespaço. Quando falo isso aos amigos...me olham como se fosse um alien, falando asneira!
Pense bem! Alguns dos alvos primários em qualquer guerra, são estradas e pontes, (para dificultar o transporte) estações de rádio cívis e militares, e a televisão, enfim a estrutura de comunicação do país, para dificultar a mobilização e causar pânico entre a população, onde existe pânico, existe caos, onde o caos esta, o Estado têm que intervir, intervindo desloca forças que poderiam ser usadas na defesa da nação.
Trocando em graúdos a internet é tudo isso, ela é utilizada como meio de comunicação, não só de pessoas mais também de instituições, trocamos mensagens com amigos, pagamos títulos bancários e transferimos valores.
Olha só o rolo! Você paga um título bancário pertencente ao Banco Jacú na agência do Banco de Portugal, a comunicação eletrônica entre os dois esta danificada e o Banco Jacú não procede a baixa do seu título, em alguns dias começam a chegar os avisos pelo correio. Você tenta entrar em contato com a Central de Des Atendimento, não consegue, tenta ir até a agência e ela esta fechada. Agora pegue essa confusão que esta na sua cabeça e multiplique pelos milhões de títulos pagos todos os dias nos bancos.
Note que só estamos avaliando um aspecto deste "ataque imaginário" existem muitas outras implicações.
Dai você dira - Mais quem têm condições de fazer algo assim? Acredito que sozinho, quase ninguém! Mas, com investimentos e tecnologia de ponta, qualquer governo que se propor, conseguirá!
A internet é que nem voar de avião, todo mundo, inclusive o governo diz que é seguro, mostram estatisticas e muitos argumentos para convecer. Mas eles poderiam dizer assim...? - Voar de avião é um perigo, não voem! ou assim... Não façam transações financeiras pela internet é perigoso!
Claro que não né! Isso quebraria as empresas aéreas, desempregaria milhares e obrigaria aos bancos a contratar outros milhares de funcionários, para fazer atendimento pessoal. (nada mal né?)

As notícias vêm a confirmar que posso estar certo! Recentemente tivemos um ataque a Estônia ex república da URSS, que paralisou economia, trens e outras funções essenciais ao funcionamento do país, o governo atribuiu o ataque a Rússia e ao seu supremo ditador eleito Vladimir Putin.

Estátua do infeliz!

O Governante russo é dado a conspirações no melhor estilo dos filmes de espionagem, tendo em vista que ele é ex agente da KGB.
O fato ocorreu supostamente em represália pela remoção da estátua de um soldado russo, de uma praça central para um cemitério obscuro.
O Pentágono também teria sido vítima de um ataque desta modalidade, como divulgado esta semana e teria sido obrigado a "puxar da tomada a sua redezinha mixuruca". A fonte do ataque ao QG da mais poderosa força militar do mundo, teria vindo da terra dos imperadores ou ex- terra dos imperadores ( pois Mao deve ter matado todo mundo com sangue real), a China, mais exatamente do Exército de Libertação Popular (ELP).

Pentágono

Até a Al-Qaeda de Osama Bin Laden quer ficar na moda e entrou na onda. A Equipe de Emergência para Prontidão em Computadores dos Estados Unidos (US-CERT) alertou bancos e outras instituições da possibilidade de sofrerem ataques virtuais do grupo terrorista.
Também a Chanceler alemã Angela Merkel em visita a China , queixou-se com o Primeiro ministro chinês, Wen Jiabao sobre supostas invasões de computadores do do governo alemão por chineses.

Angela Merkel e Wen Jiabao

No caso do Brasil, sorte que nenhum doido têm motivos para nos atacar! Acredito que o estrago seria grande, com exceção dos bancos que investem uma fortuna em segurança e talvez mais uma centena de instituições públicas e privadas, o restante do país têm uma segurança de tecnologia da informação que varia se razoável a sofrível.
Pesquisei alguns fóruns e encontrei barbaridades no quesito segurança, uma grande empresa de renome, o administrador da rede postou que havia compartilhado todos os HDs da rede, - Que assim ficava mais fácil para os usuários "enxergar" as pastas na rede!
Também não é raro encontrar empresas de médio e pequeno porte que utilizam anti-vírus e firewall na versão gratuita ou a versão completa "pirata", segundo os profissionais da área é fácil deduzir que a versão paga de qualquer anti-vírus supostamente têm um nível de proteção melhor que a versão free, pois se fossem iguais não haveria necessidade de duas versões.
Vale salientar que o anti-vírus free é desenvolvido para o usuário doméstico e não para uma empresa, onde podem conter informações pessoais e financeiras suas e de outras pessoas!
Imaginemos um país que nem o nosso que investe pouco ou mal em segurança pública, educação e saúde, que são condições básicas para sustentação de qualquer sociedade civilizada, quanto será que é investido em segurança na rede?
Graças a Deus esta questão não esta só nas mãos do governo, senão ainda estariamos somente com a conexão discada, banda larga pra nós seria "coisa de americano".
Mais retornando ao assunto do nosso blog, que é filmes, consigo me lembrar de três bons títulos sobre o assunto.
O primeiro é Pulse, logo após Estranha Perfeita que já esta postado aqui e o último é Duro de Matar 4.0. Em breve postarei informações e os respectivos "Metendo o bedelho".

werelli


Assistam a esse vídeo sobre ataques hacker e vejam se têm coragem de continuar movimentando contas bancárias pela internet:







Enquanto isso assista ao trailer:

Duro de Matar 4.0




Pulse









Fale Com TrailerVip!