Você ainda não viu uma história como a do Google! Imagine dois estudantes, um russo e outro americano que acabam se encontrando na Universidade Stanford em Palo Alto, na Califórnia e que a principio não "toparam" um com a cara do outro, acabam por se tornar amigos e criam a maior ferramenta de busca da história com algumas centenas de dólares e uma uma pilha de computadores usados.
Larry e Sergei
Esta é a história de Larry Page, Sergei Brin e o nosso amigo "onipresente" o Google! Contada no livro "Google: A História do Negócio de Mídia e Tecnologia de Maior Sucesso dos Nossos Tempos"Muito bom e referência indispensável a qualquer um que deseja empreender algo de qualquer natureza.
Em certo trecho relata que o Google reserva 20% do período de trabalho para que os funcionários desenvolvam projetos próprios, isto a primeira vista parece uma temeridade, mas não é.
Os colaboradores desenvolvem este projetos em seu horário de trabalho e nada mais justo do que oferecer ao Google depois de pronto...entendeu? Isto faz do buscador uma usina de idéias, que dentre tantas "chocou" o Orkut criado pelo funcionário turco Orkut Buyukkotten.
Olha a página do "Pai do Orkut"
A leitura é gostosa e nos leva a uma viagem que não poderia ter sido tirada nem da imaginação dos maiores gênios.
Desde do início dificil em Stanford até as modernas dependências do Googleplex em Mountain View, cidadezinha da Califórnia, o caminhos desses dois visionários foi marcado pela humildade e respeito ao chefe (o usuário).
Note que os dois caras não tinham a menor noção do que tinham nas mãos, até que liberaram o acesso a todos os estudantes de Stanford e tiveram 100.000 acessos num mês.
Continue notando que o Google foi oferecido ao Yahoo no início por apenas U$ 1.000.000,00 e os caras do Yahoo fizeram boquinha, hoje vale só U$ 66.4 bilhões Fonte
Fala também de alguns contos folclóricos do Google, como de que uma executiva certa vez ficou surpresa pois Larry transformou uma sala de reuniões executiva em creche para filhos dos funcionários , o detalhe é que só três dos funcionários tinham filhos.
Dentre outras coisas também têm no final do livro um sumário de dicas no formato PDF para pesquisa (muito útil) que pode ser baixado aqui
O Google é o meu grande Big Brother e vale a pena ler a história deste grande aliado, além de ser uma história de sucesso financeiro e empresarial tão ovacionada pela sociedade moderna é também uma história de humildade, simplicidade e respeito pelo ser - humano.
Se você procurar pela web vai encontrar preços de R$32,50 a 42,50, consulte aqui.
Dados do Livro:
* Autor: David A. Wise, Mark Malseed
* Publicação: 2007
* Edição: 1
* Editora: Saraiva
* ISBN: 9788532521491
* Páginas: 352
* Sub-título: A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos
O Que Os Críticos Falaram:
Conheça toda história da empresa que revolucionou,
revoluciona e continuará revolucionando a Internet!
Em Google – você verá a história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso de nossos tempos, a trajetória de Sergey Brin e Larry Page, desde a época em que se conheceram, na Universidade de Stanford, e mostram como eles revolucionaram o acesso à informação com o Google.
Para escrever o livro, os autores se basearam em entrevistas, gravações em áudio e vídeo, documentos públicos e privados, textos publicados na internet e e-mails. Ao todo, foram ouvidas mais de 150 pessoas. A lista inclui funcionários e ex-funcionários da empresa, investidores, concorrentes, parceiros, analistas financeiros de Wall Street, executivos e diretores do Google, professores e administradores da Universidade de Stanford, especialistas em tecnologia e cientistas, entre outros. Também há depoimentos de amigos, familiares, colegas de turma e gente que conviveu profissionalmente com Larry e Sergey.
Ao longo da narrativa, é possível descobrir como, a partir da afinidade intelectual entre Larry Page e Sergey Brin, nasceu uma empresa sólida’’. Tendo como base o desejo de armazenar todo o conteúdo da internet e o desenvolvimento de um programa chamado PageRank, os dois conseguiram colocar no mercado uma ferramenta de busca tão eficiente que deixou para trás concorrentes como AltaVista e até mesmo a gigante Microsoft. Seguindo à risca o lema "Não seja mau", o Google criou uma nova filosofia de negócio, defendida com afinco por seus fundadores e pelo CEO Eric Schmidt. Graças a uma forma diferente de pensar – todos os funcionários podem dedicar 20% do seu tempo de trabalho para projetos independentes – foram lançados produtos de sucesso como Google News, voltado para busca de notícias, e Froogle, específico para compras online. Os planos para o futuro da corporação incluem dois projetos em andamento: a expansão para a China e a cooperação com o projeto Genoma, de mapeamento de genes.
No fim do livro, três apêndices trazem mais informações sobre o Google. O primeiro deles reúne 23 dicas de utilização do Google. Entre os conselhos, de que maneira transformar o Google em uma agenda telefônica, um tradutor de textos ou um dicionário; e truques para refinar ainda mais a pesquisa. No segundo apêndice, os leitores encontram um modelo de teste de aptidão para os laboratórios da empresa, enquanto o terceiro apresenta mais dados sobre as finanças da companhia.
Sobre o Autor:
David A. Vise e Mark Malseed fizeram carreira como jornalistas investigativos. David nasceu em Nashville, no Tennessee, e se formou na Universidade Pennsylvania. Ele foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1990, por uma série de reportagens no jornal The Washington Post, onde ainda é colaborador. Já Mark Malseed nasceu na Philadelphia e estudou na Universidade Lehigh, na DiS School (Copenhague) e em Paris. Além de atuar como pesquisador para o lendário jornalista Bob Woodward, de 2002 a 2004, ele foi colaborador dos jornais The Washington Post e Boston Herald, entre outros, e comentarista das redes de TV ABC e BBC.
Fonte
Em certo trecho relata que o Google reserva 20% do período de trabalho para que os funcionários desenvolvam projetos próprios, isto a primeira vista parece uma temeridade, mas não é.
Os colaboradores desenvolvem este projetos em seu horário de trabalho e nada mais justo do que oferecer ao Google depois de pronto...entendeu? Isto faz do buscador uma usina de idéias, que dentre tantas "chocou" o Orkut criado pelo funcionário turco Orkut Buyukkotten.
Olha a página do "Pai do Orkut"
A leitura é gostosa e nos leva a uma viagem que não poderia ter sido tirada nem da imaginação dos maiores gênios.
Desde do início dificil em Stanford até as modernas dependências do Googleplex em Mountain View, cidadezinha da Califórnia, o caminhos desses dois visionários foi marcado pela humildade e respeito ao chefe (o usuário).
Note que os dois caras não tinham a menor noção do que tinham nas mãos, até que liberaram o acesso a todos os estudantes de Stanford e tiveram 100.000 acessos num mês.
Continue notando que o Google foi oferecido ao Yahoo no início por apenas U$ 1.000.000,00 e os caras do Yahoo fizeram boquinha, hoje vale só U$ 66.4 bilhões Fonte
Fala também de alguns contos folclóricos do Google, como de que uma executiva certa vez ficou surpresa pois Larry transformou uma sala de reuniões executiva em creche para filhos dos funcionários , o detalhe é que só três dos funcionários tinham filhos.
Assista esse vídeo em inglês, mostrando a política do Google para com os funcionários no programa da Oprah:
O Google é o meu grande Big Brother e vale a pena ler a história deste grande aliado, além de ser uma história de sucesso financeiro e empresarial tão ovacionada pela sociedade moderna é também uma história de humildade, simplicidade e respeito pelo ser - humano.
Se você procurar pela web vai encontrar preços de R$32,50 a 42,50, consulte aqui.
Outro vídeo, você não vai acreditar! Parece um playgroud em vez de uma empresa. Aprende Brasil!
Dados do Livro:
* Autor: David A. Wise, Mark Malseed
* Publicação: 2007
* Edição: 1
* Editora: Saraiva
* ISBN: 9788532521491
* Páginas: 352
* Sub-título: A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos
O Que Os Críticos Falaram:
Conheça toda história da empresa que revolucionou,
revoluciona e continuará revolucionando a Internet!
Em Google – você verá a história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso de nossos tempos, a trajetória de Sergey Brin e Larry Page, desde a época em que se conheceram, na Universidade de Stanford, e mostram como eles revolucionaram o acesso à informação com o Google.
Para escrever o livro, os autores se basearam em entrevistas, gravações em áudio e vídeo, documentos públicos e privados, textos publicados na internet e e-mails. Ao todo, foram ouvidas mais de 150 pessoas. A lista inclui funcionários e ex-funcionários da empresa, investidores, concorrentes, parceiros, analistas financeiros de Wall Street, executivos e diretores do Google, professores e administradores da Universidade de Stanford, especialistas em tecnologia e cientistas, entre outros. Também há depoimentos de amigos, familiares, colegas de turma e gente que conviveu profissionalmente com Larry e Sergey.
Ao longo da narrativa, é possível descobrir como, a partir da afinidade intelectual entre Larry Page e Sergey Brin, nasceu uma empresa sólida’’. Tendo como base o desejo de armazenar todo o conteúdo da internet e o desenvolvimento de um programa chamado PageRank, os dois conseguiram colocar no mercado uma ferramenta de busca tão eficiente que deixou para trás concorrentes como AltaVista e até mesmo a gigante Microsoft. Seguindo à risca o lema "Não seja mau", o Google criou uma nova filosofia de negócio, defendida com afinco por seus fundadores e pelo CEO Eric Schmidt. Graças a uma forma diferente de pensar – todos os funcionários podem dedicar 20% do seu tempo de trabalho para projetos independentes – foram lançados produtos de sucesso como Google News, voltado para busca de notícias, e Froogle, específico para compras online. Os planos para o futuro da corporação incluem dois projetos em andamento: a expansão para a China e a cooperação com o projeto Genoma, de mapeamento de genes.
Sobre o Autor:
David A. Vise e Mark Malseed fizeram carreira como jornalistas investigativos. David nasceu em Nashville, no Tennessee, e se formou na Universidade Pennsylvania. Ele foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1990, por uma série de reportagens no jornal The Washington Post, onde ainda é colaborador. Já Mark Malseed nasceu na Philadelphia e estudou na Universidade Lehigh, na DiS School (Copenhague) e em Paris. Além de atuar como pesquisador para o lendário jornalista Bob Woodward, de 2002 a 2004, ele foi colaborador dos jornais The Washington Post e Boston Herald, entre outros, e comentarista das redes de TV ABC e BBC.
Fonte